Um dos mais importantes projetos de Educação Patrimonial do Brasil, o Trem da Vale foi idealizado, planejado e implementado pelo SANTA ROSA BUREAU CULTURAL, a convite da Fundação Vale.
Iniciativa pioneira de Eleonora Santa Rosa e Jason Santa Rosa que promove o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural e natural de Mariana e Ouro Preto, o projeto recuperou o trecho ferroviário de 18 km que liga as duas cidades e restaurou as quatro estações do trajeto. Nas de Mariana e Ouro Preto, são realizadas diversas atividades culturais que visam sensibilizar moradores e visitantes das cidades em relação à memória e ao patrimônio local, favorecendo o resgate da identidade e o exercício pleno da cidadania.
O SANTA ROSA BUREAU CULTURAL foi responsável pela gestão técnica e executiva do Programa de Educação Patrimonial, cujas atividades eram divididas em três áreas de atuação: Sensibilização; Pesquisa e Registro; e Formação. Os diversos prêmios recebidos reconhecem a excelência da iniciativa, que realizou, ao longo de nove anos, mais de 1 milhão e 55 mil atendimentos.
O histórico e detalhamento das ações do Programa, no período de 2006 a abril de 2015, está disponível neste site informativo. http://tremdavale.santarosacultural.com.br.
Trecho extraído do documentário
Sala de Memórias na Estação de Ouro Preto
Sala UFOP na Estação de Ouro Preto
Vagão Sonoro-ambiental na Estação de Ouro Preto
Sarau na Tenda Cultural na Estação de Ouro Preto
Estação de Passagem de Mariana
Biblioteca infantojuvenil da Estação de Mariana
Vagão dos Sentidos na Estação de Mariana
Vagão Oficina de Vídeo, Vagão dos Sentidos e Vagão Multiuso na Estação de Mariana
Praça Lúdico-Musical na Estação de Mariana