Com mais de dois mil manuscritos e partituras, o Museu da Música de Mariana é considerado um dos mais importantes da América Latina por apresentar um panorama detalhado da música brasileira dos séculos XVII a XIX. Seu acervo, que remonta às origens da Capitania de Minas Gerais, foi organizado e reestruturado através de uma iniciativa concebida, coordenada e gerida pelo SANTA ROSA BUREAU CULTURAL em parceria com a FUNDARq.
Além de recuperados e organizados para exposição no Museu, os documentos mais significativos foram identificados, restaurados e reunidos em uma coleção composta por nove CDs inéditos, com 51 obras raras editadas e gravadas, e nove livros apresentando suas partituras e comentários de especialistas.
Uma série de nove concertos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo complementaram a iniciativa que, em 2002, ganhou o Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, concedido pelo Ministério da Cultura, na categoria “preservação de acervos, inventários e pesquisa”. Devido às suas inovações metodológicas, o trabalho foi internacionalmente reconhecido como um dos mais relevantes e exemplares em seu campo.
Livros com partituras reunidas
Livros com partituras reunidas
Caixas com CDs e livros do acervo restaurado
Caixa com CDs e livros do acervo restaurado
Caixa aberta com CDs e livros do acervo restaurado
Caixa aberta com CDs e livros do acervo restaurado
CDs e livros do acervo restaurado